segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Previstos no Plano de Ação do Coordenador Pedagógico

Metas, objetivos, ações ou estratégias de auto-superação da escola, curriculo, metodologia, didática, avaliação, desenvolvimento pessoal e profissional de cada coordenador.

Numa escola as metas (caminhos a percorrer) individuais devem estar alinhadas com as metas da escola e com os resultados esperados por ela( previstos no PDE). Por isso mesmo elas devem ser explicitadas, cumpridas e avaliadas, estabelecendo um plano de trabalho.

No plano de trabalho deve conter o projeto de trabalho do coordenador, e inclui tanto as reuniões( conselho escolar, AC, com os pais dos alunos e alunos) e ações que vai ministrar, quanto metas de desempenho dos professores e alunos, planos para lidar com problemas comportamentais, evasão escolar, além de outras atribuições e contribuições que poderá dar para outras atividades curriculares e extracurriculares da escola.

  • A educação continuada é essência do trabalho do coordenador(reformas pedagógicas e curriculares);
  • O trabalho coletivo gera o desafio de articular e mobilizar a equipe em torno do P.P.P;
  • Gerenciar ações com reuniões pedagógicas, rotinas de trabalho, plano estratégico, dominio com as TIC's, zelar pelas relações interpessoais na escola( relações humanas, ética profissional e relações de poder). 
" Planejar é viajar, é projetar o olhar no futuro visualindo o presente, e nesta viajem o relevante é o percurso dela, a paisagem, o cenário, as pessoas em sua volta, viajar demanda organizar a mala e participar dela eficaz e eficientemente, nesta viajem requer paradas( parada pedagógica), ou seja, um momento para acompanhar, orientar, recarregar as energias e disseminar estas. Nesta viajem acontece a integração e socialização das propostas e expectativas para o local em que se está indo( pensar o projeto escolar, a dinâmica e organização do ensino, discurssão a cerca do eixo temático escolar, debate sobre o PPP).
Chegando da viajem é hora de arregassar as mangas para imprlementar as ações pedagógicas  que vem fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas no entanto seus agentes precisam estar unidos e dispostos a opinar, discutir, ceder de forma democrática e com participação da comunidade local. Caso contrário, não havendo esta integração entre as ações pedagógicas desenvolvidas, planejadas na sala de aula, pode os segmentos na escola se tornarem ilhas, muitas vezes sem uma intenção com o projeto da escola, ou seja, correr o risco de não se saber para onde estar indo e onde  se quer chegar nesta viajem."
( Jailson Lima)

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