segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Orientações para elaboração do plano de trabalho do coordenador pedagógico

Lembre-se o PDE visa estabelecer as metas para a escola, enquanto que o Plano de Trabalho estabelece as metas para o individuo( coordenador). O segundo é desenvolvido pensando e alinhado as diretrizes do primeiro.

  1. após a convocação pelo diretor da unidade escolar e consequente a apresentação do seu plano para a escola e discurssão de e do PDE e o eixo temático do projeto politico pedagógico e suas dimensões, o coordenador antes já deve ter elaborado seu plano de trabalho, que deve ser consistente com a proposta pedagógica da escola;
  2. O coordenador junto com o colegiado e direção escolar avalia o plano do professor que nessa altura deve de estar construido antes de ser entregue e apresentado na reunião para discurssão do plano de trabalho;
  3. A dimensão pedagógica do papel do coordenador deve considerar que este é um momento de aprendizagens coletivas, já que todos estão se formando nessa nova cultura escolar;
  4. Ao coordenar um escola, o cooredenador pedagógico tem como foco o alunado, mas não deve esquecer sua postura pedagógica ante o prórprio professorado. E qual o seu principal papel? conduzir a formulação do PPP e conquistar a adesão de todos à proposta( explicito em seu plano de trabalho) é a função primordial deste. É possível que o elemento diferencial na atuação de um coordenador para o bom funcionamento das ações pedagógicas na escola seja envolver os professores, os alunos e os pais na proposta pedagógica da escola em interação e articulação com a comunidade escolar.
" Trata-se de planejamento porque implica estabelecer, intencionalmente, objetivos e metas, ou seja, escolher um desejado futuro e desenvolver uma abordagem para que sejam atingidos. É estratégico, porque implica ter clareza quanto aos objetivos e recursos da organização, combinando ambos para adequar-se ciativa e eficazmente a um ambiente dinâmico" ( XAVIER, 2001).

"O coordenador que se envolve, que se responsabiliza, é aquele que pode fazer uma diferença, mas esta é a nossa luta constante como educadores, e o grande desafio dos coordenadores de escola municipal: como envolver os professores e comunidade, como trabalhar com esperança, como acreditarmos nas pequenas mudanças e nos feitos às vezes individuais e não perceptiveis como resultado do trabalho docente, da ação educativa" ( Castro, 2000, P.76).

6 comentários:

  1. Mas do que uma comunidade onde as pessoas se escolhem e a vida coletiva é baseada em afetos, a escola deve ser uma sociedade, isto é, um lugar onde se aprendem as regras da vida em comum, onde se trabalha com objetivos muito definidos, da onde se espera que cada um possa conseguir os objetivos de sua formação.

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  2. É necessario que o coordenador tenha uma boa relação com os alunos,pais,professores e funcionarios,pois coordenar uma escola não é fácil e lhe dar com os problemas que surge no cotiano é desafio constante desta forma acredito que fazer um planejamento segundo as dificuldades e facilidades encontrada na escola é essencial.

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  3. Sonia, o comceito de escola em nossa sociedade é muito complexo, no entanto utilizo o termo comunidade em um contexto da parte para se entender o todo( sociedade) ou pelo menos se aporximar desta, mas compartilho do pensamento filosofico dos objetivos e regras sociais,porém existe outros elementos nesta receita, que vai muito além dos conteúdos disclinares e (continua)

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  4. continua...tendências da ordem sociais, por exemplo: por ser oportuno levantar a questão da cidadania, em momentos em que a divergências e violência no trânsito, dai vamor recorrer a escola para trabalhar na sala de aula. Bom para se pensar,não?

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  5. Educação e planejamento, quem és? Sim, a técnica de planejamento estratégico chamada FOFA( fortaleza, oportunidades, fraquezas e ameaças).
    A matriz FOFA é um cruzamento de cenários pra se saber quais seráo os objetivos estratégicos da instituição, com menor chance de falha. Cenários são reflexões sistemática, extraídas por métodos cientificos, que definem futuros possíveis.(continua..)

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  6. Continuação...Quando definimos os cenários, os separamos da seguinte forma:
    1) Internos – situações influenciáveis pela instituição
    forças – elementos da instituição considerados vantajosos.
    fraquezas – inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados.
    2) Externos – situações não influenciáveis pela instituição
    oportunidades – as barbadas.
    ameaças – elementos que dificultarão a obtenção do lucro.

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