terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pelo fim dos 200 dias-aula/ano

José Luiz de Paiva Bello
Rio de Janeiro, novembro, 2002.

     O que está incomodando agora é a questão do aumento de 180 dias de aula ao ano para 200 dias de aula/ano. Provavelmente quem idealizou esta proposta imaginou que o estudante, estando mais 20 dias em sala de aula, aprenderia mais. Isto é falso! Existem tantos fatores pedagógicos e psicológicos envolvidos na aprendizagem dos estudantes que a interferência de mais ou menos dias de aula é insignificante. Se a aula é ruim, pedagogicamente falando, pode botar "dez mil dias de aula/ano" que a aprendizagem dos estudantes continuará sendo sofrível.
      Por outro lado o aumento de 20 dias de aula no ano tem repercussões diretas naquele que, de forma mais concreta, é o responsável pela qualidade das aulas e pelo incentivo da aprendizagem do estudante: o professor.
      Em primeiro lugar representa 20 dias a menos para seus estudos. Quem idealizou este artigo de Lei não imaginou que é melhor para os estudantes que os professores gastem esses 20 dias estudando, ao invés de estar preparando aula, preenchendo pautas e atas de prova, participando de reuniões, corrigindo trabalhos e preparando provas ou estratégias de avaliação.
      Nos cursos superiores existe a agravante de que o professor, além de ter que estudar e se especializar cada vez mais, tem que produzir, já que na avaliação da instituição de ensino (uma louvável invenção do próprio MEC), conta a sua quantidade de produção. Produzir quando? Nas madrugadas? Durante as férias? Nos fins de semana? Quem dá sua primeira aula às sete horas da manhã e termina sua última aula às dez e meia da noite, para ganhar um salário ridículo, vai produzir quando!? Será que nenhum legislador percebeu que os dias têm somente 24 horas? Ou será que tem algum legislador pensando em outorgar uma Lei criando o dia de 30 horas?
     O que conta na educação é a aprendizagem do estudante. Esse é o cerne do trabalho pedagógico: o professor tem que ser o facilitador da aprendizagem do estudante. Determinar que o estudante aprenderá mais porque se aumentam os dias de aula no ano é esquecer que por trás da aprendizagem tem a figura do professor como coordenador desse processo.
     Então, Aumentar os dias letivos resolve o problema da aprendizagem? Responda a enquete ao lado  e esponha seu pensamento comentando sobre este assunto.
Para referência desta página:

BELLO, José Luiz de Paiva. Pelo fim dos 200 dias-aula/ano. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, nov. 2002. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano (acessado pelo leitor).

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