terça-feira, 9 de novembro de 2010

Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico




Manter a organização e a estruturação da ação pedagógica pressupõe que o Coordenador Pedagógico elabore um plano de trabalho, para prever as ações a serem levada à frente; o período em que cada uma delas deverá se realizar;os recursos necessários para esta realização;e os responsáveis por cada atividade.O plano de trabalho, no entanto, não é definitivo, está aberto a mudanças, devendo ser um instrumento orientador de suas ações.

 Vale salientar que a sua produção deve ser compartilhada, discutida e vivenciada com todos os setores escolares. Cada vez que o Coordenador partilha a experiência do seu trabalho, ele agrega informações e comportamentos grupais que certamente poderão ser extrapolados em outras situações educativas. O efeito de seu trabalho é o chamado “efeito dominó”. Ao observar a arrumação das peças de um dominó juntas, dê um toque para ver o que acontece!Todas elas vão caindo seguidamente e num mesmo ritmo. “Tente desenvolver o seu “fazer pedagógico” com “efeito dominó”. Possivelmente, na sua ação pedagógica, o que vai acontecer não é um cair de peças, mas um somar de atitudes, de conhecimentos e de posturas novas e enriquecedoras. Depois, compartilhe esse movimento com todos.  

No que diz respeito ao planejamento da atividade realizado pelo coordenador pedagógico, pergunto: quando ocorrem os momentos de discussão coletiva do trabalho educativo a ser desenvolvido na unidade escolar? e qual é a sua utilidade?

Referência Bibliográfica:SMEC. Documento do Coordenador Pedagógico: Traçando caminhos para a sua prática educativa.P.25. 2008.

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