terça-feira, 9 de novembro de 2010

Interface do Coordenador Pedagógico na construção de Planos de Aula do Professor






Já o plano de ensino é de fundamental importância para nortear o trabalho diário do professor, sendo por ele construído, bem como, o plano de aula que é um instrumento do professor, mas que também podem ter a participação do coordenador, através de discussões e sugestões. Suas produções e leitura podem ser partilhadas nas Atividades Complementares( AC).

Todos esses instrumentos organizam o “fazer pedagógico” cotidiano do professor e do coordenador. Essa composição estabelece conexões necessárias ao andamento do trabalho na escola, ao se considerar o processo de ensino e de aprendizagem cooperativo e transfor-mador. Assim, o Coordenador Pedagógico deverá despertar nos professores o desejo de mudar posturas tradicionais, de aprofundar seus conhecimentos e de refletir sobre novas alternativas para o encaminhamento de suas práticas.

O planejamento de ensino constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Através do planejamento, o coordenador e o professor criam o contexto adequado para que ocorra realmente a aprendizagem, bem como para intervir neste processo corrigindo possíveis desvios.

Partindo do principio que o plano de aula deve ser visto como uma rotina da escola para que sejam estabelecidas as metas que nortearão o processo de ensino e aprendizagem, então como fazer que de fato este instrumento seja voltado ao aprendizado do aluno e não a aplicabilidade somente dos conteúdos disciplinares?

2 comentários:

  1. Acho muito importânte o plano de aula. O professor precisa ter autonomia para planejar as suas aulas. isso dá mais segurança ao professor, o que retoma ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado.

    ResponderExcluir
  2. Suzane,acrescento que é importante saber que planejamento não é tudo. A viagem só acontece quando nos colocamos a caminho. Durante o caminho é preciso ser flexivel, talvez menos em relação ao ponto ao qual se quer chegar, mas principalmente quanto aos passos que se pode dar. Planejamento é um processo, está sempre acontecendo.* Extraidos do livro "Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem; da série Gestão e Sustentabilidade. Autor: Antonio Luiz de Paula e Silva. Instituto Fonte.

    ResponderExcluir