segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Orientações para elaboração do plano de trabalho do coordenador pedagógico

Lembre-se o PDE visa estabelecer as metas para a escola, enquanto que o Plano de Trabalho estabelece as metas para o individuo( coordenador). O segundo é desenvolvido pensando e alinhado as diretrizes do primeiro.

  1. após a convocação pelo diretor da unidade escolar e consequente a apresentação do seu plano para a escola e discurssão de e do PDE e o eixo temático do projeto politico pedagógico e suas dimensões, o coordenador antes já deve ter elaborado seu plano de trabalho, que deve ser consistente com a proposta pedagógica da escola;
  2. O coordenador junto com o colegiado e direção escolar avalia o plano do professor que nessa altura deve de estar construido antes de ser entregue e apresentado na reunião para discurssão do plano de trabalho;
  3. A dimensão pedagógica do papel do coordenador deve considerar que este é um momento de aprendizagens coletivas, já que todos estão se formando nessa nova cultura escolar;
  4. Ao coordenar um escola, o cooredenador pedagógico tem como foco o alunado, mas não deve esquecer sua postura pedagógica ante o prórprio professorado. E qual o seu principal papel? conduzir a formulação do PPP e conquistar a adesão de todos à proposta( explicito em seu plano de trabalho) é a função primordial deste. É possível que o elemento diferencial na atuação de um coordenador para o bom funcionamento das ações pedagógicas na escola seja envolver os professores, os alunos e os pais na proposta pedagógica da escola em interação e articulação com a comunidade escolar.
" Trata-se de planejamento porque implica estabelecer, intencionalmente, objetivos e metas, ou seja, escolher um desejado futuro e desenvolver uma abordagem para que sejam atingidos. É estratégico, porque implica ter clareza quanto aos objetivos e recursos da organização, combinando ambos para adequar-se ciativa e eficazmente a um ambiente dinâmico" ( XAVIER, 2001).

"O coordenador que se envolve, que se responsabiliza, é aquele que pode fazer uma diferença, mas esta é a nossa luta constante como educadores, e o grande desafio dos coordenadores de escola municipal: como envolver os professores e comunidade, como trabalhar com esperança, como acreditarmos nas pequenas mudanças e nos feitos às vezes individuais e não perceptiveis como resultado do trabalho docente, da ação educativa" ( Castro, 2000, P.76).

Previstos no Plano de Ação do Coordenador Pedagógico

Metas, objetivos, ações ou estratégias de auto-superação da escola, curriculo, metodologia, didática, avaliação, desenvolvimento pessoal e profissional de cada coordenador.

Numa escola as metas (caminhos a percorrer) individuais devem estar alinhadas com as metas da escola e com os resultados esperados por ela( previstos no PDE). Por isso mesmo elas devem ser explicitadas, cumpridas e avaliadas, estabelecendo um plano de trabalho.

No plano de trabalho deve conter o projeto de trabalho do coordenador, e inclui tanto as reuniões( conselho escolar, AC, com os pais dos alunos e alunos) e ações que vai ministrar, quanto metas de desempenho dos professores e alunos, planos para lidar com problemas comportamentais, evasão escolar, além de outras atribuições e contribuições que poderá dar para outras atividades curriculares e extracurriculares da escola.

  • A educação continuada é essência do trabalho do coordenador(reformas pedagógicas e curriculares);
  • O trabalho coletivo gera o desafio de articular e mobilizar a equipe em torno do P.P.P;
  • Gerenciar ações com reuniões pedagógicas, rotinas de trabalho, plano estratégico, dominio com as TIC's, zelar pelas relações interpessoais na escola( relações humanas, ética profissional e relações de poder). 
" Planejar é viajar, é projetar o olhar no futuro visualindo o presente, e nesta viajem o relevante é o percurso dela, a paisagem, o cenário, as pessoas em sua volta, viajar demanda organizar a mala e participar dela eficaz e eficientemente, nesta viajem requer paradas( parada pedagógica), ou seja, um momento para acompanhar, orientar, recarregar as energias e disseminar estas. Nesta viajem acontece a integração e socialização das propostas e expectativas para o local em que se está indo( pensar o projeto escolar, a dinâmica e organização do ensino, discurssão a cerca do eixo temático escolar, debate sobre o PPP).
Chegando da viajem é hora de arregassar as mangas para imprlementar as ações pedagógicas  que vem fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas no entanto seus agentes precisam estar unidos e dispostos a opinar, discutir, ceder de forma democrática e com participação da comunidade local. Caso contrário, não havendo esta integração entre as ações pedagógicas desenvolvidas, planejadas na sala de aula, pode os segmentos na escola se tornarem ilhas, muitas vezes sem uma intenção com o projeto da escola, ou seja, correr o risco de não se saber para onde estar indo e onde  se quer chegar nesta viajem."
( Jailson Lima)