terça-feira, 9 de novembro de 2010

Interface do Coordenador Pedagógico na construção de Planos de Aula do Professor






Já o plano de ensino é de fundamental importância para nortear o trabalho diário do professor, sendo por ele construído, bem como, o plano de aula que é um instrumento do professor, mas que também podem ter a participação do coordenador, através de discussões e sugestões. Suas produções e leitura podem ser partilhadas nas Atividades Complementares( AC).

Todos esses instrumentos organizam o “fazer pedagógico” cotidiano do professor e do coordenador. Essa composição estabelece conexões necessárias ao andamento do trabalho na escola, ao se considerar o processo de ensino e de aprendizagem cooperativo e transfor-mador. Assim, o Coordenador Pedagógico deverá despertar nos professores o desejo de mudar posturas tradicionais, de aprofundar seus conhecimentos e de refletir sobre novas alternativas para o encaminhamento de suas práticas.

O planejamento de ensino constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Através do planejamento, o coordenador e o professor criam o contexto adequado para que ocorra realmente a aprendizagem, bem como para intervir neste processo corrigindo possíveis desvios.

Partindo do principio que o plano de aula deve ser visto como uma rotina da escola para que sejam estabelecidas as metas que nortearão o processo de ensino e aprendizagem, então como fazer que de fato este instrumento seja voltado ao aprendizado do aluno e não a aplicabilidade somente dos conteúdos disciplinares?

Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico




Manter a organização e a estruturação da ação pedagógica pressupõe que o Coordenador Pedagógico elabore um plano de trabalho, para prever as ações a serem levada à frente; o período em que cada uma delas deverá se realizar;os recursos necessários para esta realização;e os responsáveis por cada atividade.O plano de trabalho, no entanto, não é definitivo, está aberto a mudanças, devendo ser um instrumento orientador de suas ações.

 Vale salientar que a sua produção deve ser compartilhada, discutida e vivenciada com todos os setores escolares. Cada vez que o Coordenador partilha a experiência do seu trabalho, ele agrega informações e comportamentos grupais que certamente poderão ser extrapolados em outras situações educativas. O efeito de seu trabalho é o chamado “efeito dominó”. Ao observar a arrumação das peças de um dominó juntas, dê um toque para ver o que acontece!Todas elas vão caindo seguidamente e num mesmo ritmo. “Tente desenvolver o seu “fazer pedagógico” com “efeito dominó”. Possivelmente, na sua ação pedagógica, o que vai acontecer não é um cair de peças, mas um somar de atitudes, de conhecimentos e de posturas novas e enriquecedoras. Depois, compartilhe esse movimento com todos.  

No que diz respeito ao planejamento da atividade realizado pelo coordenador pedagógico, pergunto: quando ocorrem os momentos de discussão coletiva do trabalho educativo a ser desenvolvido na unidade escolar? e qual é a sua utilidade?

Referência Bibliográfica:SMEC. Documento do Coordenador Pedagógico: Traçando caminhos para a sua prática educativa.P.25. 2008.